Pesquisar

quinta-feira, 24 de março de 2011

Para jornalista ver: The Front Page

Comédia genial com a dupla mais afinada ever do cinema, A Primeira Página (The Front Page) é um filme delícioso, especialmente para jornalistas.
Dirigido por Billy Wilder, o filme de 1974 tem Jack Lemmon e Walter Matthau como repórter super eficiente e editor maluco e sem ética.
Decidido a largar a loucura da profissão e se casar com uma meiga viúva (Susan Sarandon), o personagem de Lemmon se vê com um baita furo caindo no colo: da de cara com um condenado procurado após fugir no dia anterior ao seu enforcamento.
Enquanto se desdobra para encobrir o fugitivo, lida com o editor neurótico - o hilário e único Matthau - que faz de tudo para impedir seu casamento, que o levaria a se tornar profissional de marketing, o que para jornalistas em geral nunca pegou muito bem...E quer, acima de tudo, a notícia!
Remake (sempre existiu isto, gente, não adianta espernear da onda atual) de Jejum de Amor (His Girl Friday), de 1939 com Cary Grant, a história é desdobrada de um fôlego só. Diálogos genialmente rápidos e engraçados e trocentas referências aos mitos da profissão em uma época que, acho, devia ser bem mais charmosa do que é hoje.
Imperdível. Para jornalistas ou não.
A estória teve ainda novo remake, Switching Channels, de 1988, que no Brasil ganhou o título ridículo (pra variar) de Troca de Maridos, com Kathleen Turner, Burt Reynolds e Christopher Reeve. Assisti este há muitos anos, não lembro de mais detalhes para avaliar.
Outro com estória parecida e algumas variantes é O Jornal, de 1994, com Michael Keaton, Robert Durvall, Glenn Close e Marisa Tomei. Este é bem legal também.
Mas The Front Page é anos luz mais divertido. E tem um final sensacional!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário