Pesquisar

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Guns´n fucking Roses


Nunca houve, nem haverá, uma banda como aquela. Surgida da sarjeta e formada por garotos esfarrapados, largados e drogados, o Guns n`Roses fez do fim dos anos 80 um marco no rock n roll, pois nunca antes, nem depois surgiria algo tão espontâneo, sujo, raivoso, problemático e divinamente grandioso em qualidade no rock como foi o Appetite for Destruction, seu primeiro disco.

Toda biografia da banda revisistada hoje remete exatamente a um Big Bang de rock, o espírito e conceito - e que nunca - que eu conheça - foi tão bem.encarnada. Ah, com respeito, mas fuck Beatles. Guns é o verdadeiro rock.
Descobertos e disputados pelas gravadoras pelo mais puro conceito da propaganda boca boca, o Guns foi genuinamente um sucesso da propaganda boca boca, lançado sem viés mercadológico. Ninguém, na hipócrita sociedade norteamericana queria tocar os caras tão politicamente incorretos antes mesmo deste termo surgir.
A sinceridade da podridão das letras era o estilo de vida e assustava. Banda mais perigosa do mundo, foi boicotada pela hipócrita MTV americana. Sucesso no boca a boa, já tinham vendido 20 mil cópias sem a mínima promoção, quando uma interferência do dono da gravadora Geffen colocou o clipe de Welcome to the Jungle em uma única madrugada e engatilhou a loucura. No fim da estória, venderam mais de 70 milhões de discos só do Appetite.

O som pesado do primeiro disco, as letras fortes, a postura to nem aí do cinco caras compuseram um coquetel molotov que explodiu e resultou em sucesso estrondoso. Nem só roqueiros se identificaram, também garotas e mocinhos vindos do pop, que curtiam Bon Jovi e outros sons comerciais apenas, também foram atraídos pelo Guns.

Quem viveu aqueles dias sabe bem do que estou falando. De algo que marcou a vida de tantos jovens. Fenômenos que não vejo acontecer mais..infelizmente - e longe de ser saudosista.
Ou alguém me fala de algo semelhante nos últimos 15 anos??

God of rock and roll -
o deus venerado aqui em casa



Axl Rose era o divino sonho de consumo das garotas rockers de tempos definitivamente bem mais rock and rolls do que hoje. Eu fui loucamente apaixonada por ele, tive um tórrido romance imaginário com o ruivo/loiro cara de anjo, temperamento bipolar, talento iindiscutível.
O cara era a encarnação do rock. E era lindo, divino, cabelos escorridos envolvidos por uma bandana . Serpenteva pelo palco assobiando Patiente e jogava o aparelho de telefone da janela do hotel quando pediam seu número. Parava shows no meio e batia em fotógrafos, entrava e saia da cadeia. Saía com as mais belas modelos, fumava cigarro barato e sorria com indiferença despertando as mais impublicáveis fantasias.
Frontman como poucos, da turma de Mick Jagger, Freedie Mercurie e Steven Tayler, Axl desde sempre foi a atração principal.
Slash era o gênio cambaleante, que tocava guitarra gingando como um bêbado de rua, e melhor do que a maioria sonha em tocar, sóbrio. Steven Adler, Duff (que inspirou o nome da cerveja Duff, dos Simpsons, por ser um beberrão de bater recorde) e Izzy, que, segundo muitos, era a espinha dorsal da criação musical, completavam o quinteto com uma química inigualável.

Em meio a curta existência (com formação original), houve tudo o que pode ser esperado de um roteiro de filme sobre uma mega banda: piração, drogas, traição, recordes, sexo, drogas e rock and roll, calro. A formação original pouco durou. E a banda degringolou de tal maneira que, a partir de 95/96, na verdade, ninguém mais esperava ouvir falar do nome Guns Roses sem relaciona-lo ao passado e nostalgia. 
Todo mundo brigou, Axl pirou, tomou um pé na bunda de uma vadia (o cara era daqueles quse apaixona e namora sério, ironia) se isolou e parecia o fim.
Anos se passaram com alarmes falso da volta da banda - com Axl no vocal e formação totalmente nova - e lançamento de novo disco. Ninguém acreditou. Uma apresentação no Rock in Rio 2001 parecia ser a nova
largada. Foi nada. Alguns shows até rolaram, mas nada de novo disco. Virou motivo de piada.
Não teve gente dormindo na porta da loja para comprar, como aconeceu com os dois albuns duplos Use your Ilusion, mas Chinese aconteceu, em 2008, somente. E foi muito, mas muito além da conta, subestimado. Assim, como as formações do Guns.
Chinese Democracy é um "puta" disco. É diferente de Appetite, do Lies, dos Use you Ilusion, claro. E do The Spaghetti Incident?, estava esquecendo
Cada um destes trabalhos é diferente. E todos são geniais (ta, TSI talvez não rs) no se competem proporcionar, pois esta sempre foi a intenção de Axl, que não queria repetir AFD, mas sim reinventar o som da banda a cada temporada. Este foi o dilema que separou o Guns, afinal.



E a formação atual ( Axl Rose, Tommy Stinson, Dj Ashba, Richard Fortus, Ron "Bumblefoot" Thal, Frank Ferrer. Dizzy Reed e Chris Pitman) é boa. Tem músicos bons, sem a mesma química, mas que fazem o Guns permanecer na estrada sempre com shows lotados e muitas especulações do que farão em seguida. Isto sem divulgação, nenhum video foi lançado.
Viúvas sempre existirão. Se são justificadas pela inigualável química que a banda tinha na formação original, por outro lado, perdem a oportunidade de curtir uma nova era, não melhor, mas muito boa. Azar de quem vive de chororô.


Prefiro ver Axl cantando com outros caras do que ver Sweet Child O´Mine tocada por Slash e cantada por outro mané. Eu vi isto outro dia, foi péssimo. Adoro Slash - claro, quem não gosta? mas sinceramente, Axl é maior do que ele.
E quem bom que o cara tem espírito de fênix, sempre ressurge. Porque morrer jovem só para tentar virar mito é para fracassados como Kurt Cobain

E tenho dito.


Apresentação de Don´t Cry muito antes da fama
reparem nos idiotas batendo papo ao fundo, sem se ligar que estavam vendo a história do rock ser escrita.



Show em pleno auge, quando Guns era mega mega banda



Chinese Democracy Tour, finalmente

2 comentários:

  1. Ninguem canta nenhuma musica do guns melhor que Axl na epoca que ele ainda era lindo, mas quando eu ouço as musicas do guns atual da vontade de chorar por que o Axl não canta como antes, da uma grande decepção.

    Eu li a biografia do Slash e ele diz que o GN'R acabou mesmo por causa dos atrasos de Axl nos show e que Axl era muito babaca.
    Eu so muito apaixonada pelo guns principalmente pelo Axl eu gosto muito dos shows do guns live in tokyo, live in Paris, live in Argentina.

    ResponderExcluir
  2. Ninguem canta nenhuma musica do guns melhor que Axl na epoca que ele ainda era lindo, mas quando eu ouço as musicas do guns atual da vontade de chorar por que o Axl não canta como antes, da uma grande decepção.

    Eu li a biografia do Slash e ele diz que o GN'R acabou mesmo por causa dos atrasos de Axl nos show e que Axl era muito babaca.
    Eu so muito apaixonada pelo guns principalmente pelo Axl eu gosto muito dos shows do guns live in tokyo, live in Paris, live in Argentina.

    ResponderExcluir