Pesquisar

quinta-feira, 7 de julho de 2011

PS. Este filme te faz chorar!

O filme já cansou de passar nos canais a cabo por aí e deve ter sido visto por zilhões de pessoas, mas acho que vale a pena falar dele aqui. (este post já foi postado em um blog anterior meu).
P.S. Eu te amo.
Alguns filmes te tocam profundamente. Você entra na história e se coloca no lugar do personagem, imaginando como reagiria se aquilo acontecesse com você. 
Quando isto ocorre, cinema deixa de ser apenas entretenimento para se transformar em uma espécie de terapia, para fazer parte das experiências que formam sua visão de mundo. E até, influenciar, de certa forma, seus atos.
E foi um pouco isto que senti ao assistir P.S. Eu te amo.
Gerry (Gerard Butler) e Holly (Hillary Swank) formam um casal apaixonado e com problemas comuns - aqueles obstáculos que todos os casais vivem, mas que os medíocres utilizam como desculpa para fugirem do comprometimento.
Como nem sempe a vida é justa, Gerry adoece. Sabendo da inevitabilidade de sua morte, deixa uma série de cartas póstumas para Holly, assinando sempre P.S. I love you.



Poderia ser um mero drama. Mas o equilíbrio com toques cômicos torna o filme menos pesado e convida a refletir sobre perda e amor. Será possível superar a morte tão prematura de um amor tão forte e fundamental em sua vida? Pode-se encontrar felicidade novamente?
Não existem respostas fáceis. E a única certeza é a de que não devemos desperdiçar precisosos momentos de vida com nada…nem pequenas, nem grandes coisas valem a pena. Se a vida é frágil, faça valer a pena.
Se você acha que nem tudo é como imaginou, valorize  o encanto que só aquele cara especial tem e o quanto ele te faz feliz…


A interpretação de Hillary é verdadeira. O carisma de Buttler surpreendendente, (ao menos para mim, na época). O sex appeal é indiscutível.  E fica difícil imaginar como Holly poderá superar a perda e, um dia, se apaixonar novamente, com uma referência tão marcante como tem no marido.
Li algumas críticas negativas (impressionante como os blogs conseguiram tornar tantas pessoas comuns tão chatas e insensíveis quantos os críticos profissionais - please, vamos deixar o azedume para quem ganha, ao menos, ganha a vida com esta tarefa de ser desagradável e detonar tudo e todos). O fato é que nenhuma destas - como a de tantos outros filmes e séries que assisto -  foi capaz de desfazer o encanto que o filme despertou.
Porque, principalmente, a história envolve algo mais do que teorias e padrões estabelecidos pelos "experts" frios e cheios de prepotência que costumam analisar cinema sob a ótica de um sensor de metais. Se colocar no lugar da jovem viúva é algo assustador, inquietante, incômodo e profundamente sensibilizador. É instigar uma reflexão sobre o que seria de sua vida sem aquele que é parte tão produndamente importante de você. É se questionar se faço valer a sorte que tive, se mereço cada segundo de felicidade que posso viver hoje.
Algumas frases e cenas marcam e devem entrar para meu rol de referências. Ver Holly ligar ininterruptamente para a caixa postal do celular do marido já falecido só para ouvir sua voz, foi um destes momento inquietantes, pois é o tipo de coisa que tenho certeza que eu faria também.
Em outro instante, em uma das cartas, Gerry diz: "Você foi minha vida, mas serei apenas um capítulo na sua" e a faz se confrontar com a realidade de sua nova existência. E pergunto: tem coisa mais triste e linda do que esta?


P.S Eu te amo foi uma experiência. Daquelas que me fez cair em lágrimas e abraçar o Marido muitas e muitas vezes, agradecendo ao universo por ele estar ao meu lado. E me motivou a tentar aprender um pouco mais a viver. Como a vida deve ser. Feliz.

P.S. (de fato) é muuuuito mais bonito e tocante que Ghost. 

2 comentários:

  1. Apesar de repleto de clichês, o filme é sensível e está acima da média do gênero.

    Até mais

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro este filme e Butler é fora de série! E a música é linda né?

    ResponderExcluir