Pesquisar

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Mercenários. Quando a violência faz todo sentido

Uma das franquias mais divertidas dos últimos tempos - pra mim, só perde para os Vingadores, em diversão -, prova o que a minha geração sempre soube: Stallone é legal pra caramba.



A sacada de reunir a turma da terceira idade do cinema brucutu é, por si só, divertidíssima. Inclua-se aí, a reunião da santíssima trindade da pancadaria: Sly, Bruce Willis e, claro, Arnold Schwarzenegger, ta na cara que rola algo diferente e digno de marcar história.

Óbvio, também, que a franquia não se destina a quem curte, exclusivamente, cinema reflexão/arte/blablabla. É daquelas que vale pela diversão, relax. Tem que entrar na brincadeira e desapegar do politicamente boring correto.
Livre-se do preconceito e se divirta com a violência na sua essência oitentista: livre, justiceira e puramente fantasiosa. Ninguém é menos inteligente ou é psicótico por curtir o filme, então facção intelectualóide de críticos e chatos: danem-se...

Tudo funciona, principalmente no segundo filme: a química entre Stallone e Jason Statham; as participações de Van Damme e Chuck Norris, as piada internas, como a do personagem de Dolph Lundgreen, que, assim como o ator, tem mestrado em Engenharia Química pelo MIT (olha só como preconceito com o intelecto das pessoas é algo estúpido!!). 


Delícia é ver, desta vez, Bruce Willis e Schwarzenegger em ação. O eterno terminator, aliás, faz um milhão de referências ao seu personagem mais famoso. Repete o bordão I will be back várias vezes... muito bom, e da o tom do que é o conceito do projeto Mercenários: é uma ode ao cinema de ação.

A cultura pop está no DNA de tudo. E o filme a homenageia e a agrega: assim como na citação de um dos Chuck Norris facts:  a cobra que picou Chuck Norris, depois de cinco dias agonizando, morreu. 


Do sarcasmo com a própria idade dos atores principais à piadas politicamente incorretas absolutamente hilárias (rest im pieces, eu gargalhei), tudo é pura diversão. Lutas, perseguições, explosões. Putz, é tudo muito legal!

Tomara que role o 3 e a versão feminina.




Um comentário:

  1. Curti bastante os Mercenários. Ainda não vi a continuação, mas deve estar divertidíssimo com Chuck norris..... Abraços

    blogtvmovies.blogspot.com

    ResponderExcluir