Pesquisar

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Fúria de Titãs - ontem e hoje

Mitologia grega é uma temática que parece ter sido criada para entretenimento, tamanha a criatividade e riqueza encontradas nas lendas e personagens. Pena que no cinema, o tema é pouco explorado.
Talvez por isto, Fúria de Titãs é uma referência do quanto legal pode ser uma adaptação das inúmeras estórias dos deuses marrentos e cheios de paixão como eram os das mitologias grega e romana. Lembro do filme da década de 80 que narra a aventura de Perseu, um semi-deus (filho de Zeus e uma mortal) como um dos mais bacanas da época. O filme tinha Lawrence Olivier como Zeus e Ursula Andress como Afrodite. E era tão cool...



Óbvio que os efeitos eram da idade da pedra lascada, se comparados ao que temos hoje, mas era visualmente impactante ver aquele mar de persoangens atípicos na tela. A estória prendia também. Enfim, era perfeito. Tão perfeito que ainda evito rever a versão de 81 com medo de meus castelos icônimos cinematográficos desabarem...    
E chegou a refilmagem. Tão esperada e alardada, que já imaginava ser uma decepção.Cinco mil críticas negativas depois, conferi.
Não, não é a porcaria que brandaram os haters, críticos descolados, cinéfilos intelectualizados e blogueiros em geral. Para quem curte entretenimento puro com pipoca  na manteiga numa boa tarde chuvosa, como eu, deu bem pro gasto.
Poderia ser melhor, algo como a performática e épica do Senhor dos Anéis? Sim, claro. Sempre pode. Entretanto, Fúria de Titãs está longe de ser um filme ruim. Como pode ficar tão péssimo como foi proclamado pela net afora, algo que tenha Medusa, Pégasus,o Kraken  e Zeus? E tão bem figurados como agora tivemos? E com Liam Neeson, o cara que marca presença em quase todos os filmes legais dos últimos anos, no elenco??? 
A narrativa do começo do filme parece um pouco truncada - ou foi mal editada, o que causa uma certa demora para criar empatia com os personagens e se conectar à trama. A riqueza do contexto, contudo, logo vai superando os problemas. Juntando-se a grandeza visual criada para representar o universo dos deuses e suas criaturas exóticas, é difícil não se envolver e se divertir muito com o filme. Tudo bem que depende também da sua capacidade de abstrair da realidade para aproveitar uma fantasia pura, mas aí...cada um com seus problemas.
A boa notícia é que parece que pode surgir uma franquia aí. Mais do que apenas cogitada, a continuação da saga de Perseu está marcada para começar a filmagem já ano que vem.   
Ah, podiam refilmar também As 7 Faces do dr. Lao, lembram????

Trailler


Trecho do clássico de 81

Um comentário:

  1. Particulamente, não sou fã desses filmes. Quando os vejo, é porque os comentários despertaram a minha curiosidade. Ou por ser um clássico. Mas raramente entram na minha lista de favoritos...
    Beijos,
    Mari

    ResponderExcluir