Pesquisar

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Freak e legal - The Rocky Horror Picture Show

Bom descobrir coisas legais...
Pelo Telecine Cult, ontem, conheci tardiamente The Rocky Horror Picture Show, o musical lançado em 1975 e cultuado até hoje como uma das mais criativas e divertidas obras da sétima arte.
Comédia de horror que abusa da bizarrice e do sarcasmo, é estrelada por uma Susan Sarandon em começo de carreira. O roteiro e o proprio teatro do absurdo: casal de noivos tem carro quebrado em noite de tempestade, acabando em estranho castelo para pedir ajuda. O local, oras, é habitado por alienígenas do planeta Transexual, liderados por um anfitrião transformista e bissexual, que cria um ser para lhe dar prazer. 
A linguagem é anos 70. A trilha é rock. O que se vê é quase inacreditável. 
Transitando habilmente entre o trash e o cult, The Rocky Horror Picture Show entrou para a história por ter despertado a interatividade muito antes da internet, dos ARGs e da interação das mídias. Sem apelo às massas, lotava as poucas salas de exibição nos EUA onde passava principalmente na sessão da meia noite. Tão legal quanto o filme, eram as performances de jovens - bem loucos ou não - que cantavam, dançavam,  e interagiam com os atores durante a exibição. O fenômeno é ilustrado muito bem no filme Fama - de 1980 - outro cult da época.
Além de Fama, o musical é regularmente citado em diferentes obras. Gilmoe Girls,os Simpsons e vários outros, aos quais se junta em breve Glee. A série terá um episódio em homenagem ao já lendário musical. Deve ir ao ar no Halloween. Bem apropriado!Fala-se também em remake, claro. A conferir...

Segundo a Wikipedia, The Rock Horror Show está em cartaz em Munique até hoje, detendo o recorde mundial de maior tempo de permanência. O filme passa na sessão da meia noite.


Um comentário:

  1. KA,

    assistiu ao capítulo de Glee especial de Rock Horror? Gostou?
    Eu achei muito bom, principalmente o figurino deles que foi demais.

    Ricardo Braga
    Equipe ToonSeries

    ResponderExcluir