Pesquisar

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

DreamWorks ou Pixar...

Não chega a ser rixa. Mas que há certa rivalidade entre os principais estúdios de animação, isto há. Pixar e DreamWorks competem há tempos com títulos que às vezes esbarram-se nas temáticas ou nas épocas de lançamento.
O bom é que sempre da para se entreter com os filmes dos dois grandes nomes da animação.

Adorável Ogro e seus amigos: o Burro e o Gato de Botas
Qualidade é indicutível na Pixar, mas confesso que me divirto mais com o estilo debochado da DreamWorks, inaugurado na releitura pop e irreverente de contos de fadas Shrek. As sacadas são mais esculachadas (no bom sentido). Apesar de agradar muito as crianças, geralmente, têm algumas piadas um pouco além da compreensão delas.
Foi assim até pouco tempo.

Como Treinar seu Dragão:é fofinho
Talvez a tendência esteja se invertendo. Pelo menos foi o que senti com Como Treinar seu Dragão. É encantador, sim. Mas tem menor apelo satírico e tende muito mais para o lado "moral da historia", tão peculiar da Pixar. Vamos ver...
Não que não curta a Pixar. Mas a empresa que começou como braço da Lucasfilm, hoje é subsidiária da Disney. O que diz muito sobre a linha.
Obras encantadoras, humor leve e acessível a toda família, moral da história e às vezes, um pouco superestimadas. Ou docinhas demais. Ah, e claro, sempre vencem o Oscar. (e isto não é necessariamente um mérito, pode até ser um descrédito)

O cãozinho ingênuo de UP que roubou a cena
 Adoro Ratatouille, Wall E e Up. Acho verdadeiras obras primas, poéticas. Clássicos modernos mesmo.
Por outro lado, chego mesmo a detestar Os Incríveis e não vejo tanta graça assim em Toy Story...
Mas é questão de gosto. E o legal é a existência de duas linhas um pouco diferentes. Para agradar gregos, troianos e espartanos, claro. 





Madagascar e os pinguins impagáveis
Da DreamWorks: FormiguinhaZ (1998), Shrek (2001), Shrek 2 (2004), O Espanta-Tubarões (2004), Madagascar (2005), Os Sem-Floresta (2006), Shrek Terceiro (2007), Bee Movie (2007), Kung Fu Panda (2008), Madagascar 2: A Grande Escapada (2008), Monstros VS Alienígenas (2009), Como Treinar seu Dragão (2010), Shrek Para Sempre (2010)





Obra prima cinéfila gastronômica


Da Pixar: Toy Story (1995), Vida de Inseto (1998), Toy Story 2 (1999), Monstros SA (2001), Procurando Nemo (2003), Os Incríveis (2004), Carros (2006), Ratatouille (2007)Wall-E (2008), Up (2009), Toy Story 3 (2010).

4 comentários:

  1. Gosto muito das duas, tanto que tenho quase todos esses filmes acima em Dvd, realmente estão se invertendo, não sei se você já chegou a assistir Toy Story 3, mas existem muitas piadas mais de entendimento de adultos lá, como quanto a discutível sexualidade do boneco Ken no filme.
    Mas fora isso, ainda sinto saudades das antigas animações 2D que tanto marcaram minha infância, desde Rei Leão e Aladdin da Disney aos Spirit e Príncipe do Egito da Dreamworks.
    Achei que esse último A princesa e o sapo da Disney deixou muito a desejar.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito das duas. Mas também não sou muito fã de Toy Story.
    Na maioria das vezes, percebo que a Pixar é mais para o mundo infantil e a DreamWorks tem uma pegada mais adulta, como você mesmo falou.
    Ahhh, eu amo essas animações. rsrs
    Beijos,
    Mari

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto bastante das duas também. Creio que, na verdade, suas obras se complementam exatamente por terem uma pegada diferente. E que bom que não temos que escolher. Entre as duas, quero ambas!

    Paulo Montanaro
    Blog Pensando Imagem e Som

    ResponderExcluir
  4. É por aí, as duas são necessárias rs...
    Abs e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir