Pesquisar

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Tecla SAP, por favor - Títulos nacionais estúpidos

A incrível explicação para as aberrações que se transformam os títulos de filmes quando chegam por aqui é comercial. Não há preocupação com fidelidade liguística, somente com atração de público. 
Piorando o cenário, o diagnóstico dos profissionais de marketing das distribuidoras para o público brasleiro é estupidez crônica e irreversível. Daí a necessidade de imbecilizar os títulos, que parecem quase todos - raríssimas exceções  - terem sido criados pela equipe de redatores das chamadas Sessão da Tarde (esta galera muito louca que só apronta as maiores confusões!!!) da Globo ou de qualquer programa da Rede TV e do SBT. 
Sou purista. Acho desrespeito e desvituação total de uma obra mexer com seu título - mesmo que seja ruim. Seríamos poupados destas combinações de palavras bregas e sem noção, atentados à intleigência.

Pérolas bregas

A Noviça Rebelde (The Sound Of Music - O Som da Música) - babaquice estragando a embalagem de um belo musical que se tornaria clássico. Não merecia isto...
Os Brutos Também Amam (Shane) - o original era simplesmente o nome do personagem central  Pra que inventar ? Pra que?
Minha Mãe Quer que eu Case (Because I Said So - Porque eu disse) -  estúpido é o mínimo. Tudo bem que o filme é uma grande porcaria, mas precisa avacalhar mais?  
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall) - outro caso de nome de personagem. Aqui, além de horrivel estéticamente, o título foge totalmente da característica de humor de Woody Allen. AH - não há casamento no filme! detalhe...
A Primeira Noite de Um Homem (The Graduate - O Recém Formado) - Aff!  
Gatinhas e Gatões (16 CANDLES - 16 velas ou 16 anos) -  Clássico de John Hughes e dos adolescentes dos anos 80, com direito a Molly Ringwald e tudo. Não merecia este esculacho a la Malhação. Pior ainda, desfoca, destoa do gancho.
Um tira da pesada (Beverly Hills Cop - Policial de Beverly Hills) Pesada mão criativa da anta que isto ficaria bom.
Deu a Louca em Hollywood (Epic Movie - Filme Épico) - qualquer coisa com Deu a Louca fica ridícula. Pior que tem uma série de Deu A Louca por aí...Deve ter dado a louca no marketeiro, isto sim. 

Jamaica Abaixo de Zero (Cool Runnings - Corrida legal ou Corrida Paz). Tudo bem que é mais uma expressão entendida melhor no contexto do filme, mas o título nacional ficou patético.
Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu (Airplane - Avião) - Querer ser engraçadinho normalmente gera catástrofes como esta babaquice.
O Garoto do Futuro (Teen Wolf - Lobisomem Adolescente) - Aqui o desespero por bilheteria criou este infeliz título que não tem absolutamente nada a ver com o roteiro. O objetivo era enganar o público dando a entender que o filme tinha conexão com A série de Voltapara o Futuro. A única coisa em comum é o ator principal, Michael J.Fox.

Pérolas do excesso de informação - a maldição dos subtítulos 

Taxi Driver - acrescentado - Motorista de Táxi - A estupidez em forma de redundância.
Arthur - + - O Milionário Sedutor" - Além de desnecessário,o complemento é cafona.
Christine - + - O Carro Assassino - Babaca, babaca. Merecia ser atropelado pela Christine.
Pulp Fiction + Tempo de Violência - Totalmente desconecto do conceito de cinema de Tarantino. Não no quesito violência, mas no sentido de incluir o filme no rol dos que precisam de manual para acompanhar uma obra. 
Forrest Gump + O Contador de Histórias - Título especialmente pensado para os Forests Gumps da vida. E feito por um, inclusive.  
Erin Brockovich + Uma Mulher de Talento - É dos piores subtítulos entre os piores.
Up + Altas Aventuras - Um crime com clássico contemporâneo. É da turma do "quer que eu desenhe?"
Duets + Vem Cantar Comigo - Próprio para programa de auditório. Nemda vontade de ver o filme.
Moulin Rouge + Amor Em Vermelho - Babaca demais. Aliás, muito cuidado para qualquer filme que tenha Amor no título...

Campeões da estupidez
 
Amnésia - (Memento). Primeiro que memento quer dizer lembrança. Segundo que a doença do protagonista não é amnésia.
O Pequeno Stuart Little !!!! - sei que Little é o sobrenome da família que adota o rato. Mesmo assim é descabido, brega, estúpido e redundante.
Meu Primeiro Amor 2 - (My Girl 2 - Minha garota) - Me recuso comentar.




2 comentários:

  1. Nossa, você está revoltada com os títulos dos filmes... rs Mas com toda razão, tem uns bem tontos mesmo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Lembrei de Parenthood- o tiro que não saiu pela culatra que se encaixa na maldição dos subtítulos.
    Eu acho que inventam esses titulos horrendos só para o pessoal pagar um mico brincando de mímica. :)

    ResponderExcluir