Pesquisar

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Eu curto os créditos sim

Salvem os créditos. Pro inferno com esta mania contaminada de acelerar os créditos finais dos filmes ou sobrepor de chamadas escrotas e repetidas nas tvs, como TNT, Fox, Warner, Megapix e até Telecine.

Cinéfilo que é cinéfilo sabe que os créditos finais fazem parte da experiência de assistir um filme. Não são apenas letrinhas com fundo musical. São o devido respeito com o pessoal que trabalhoui, desde atores aos técnicos e assistentes em geral.
Além disto, é o momento de respirar depois do climax. Algumas vezes serve para enxugar as lágrimas - ou soluçar ainda mais - outras para refletir um pouco sobre aquilo tudo que viu, ou para curtir a trilha sonora. Enfim, você ainda está no clima. E os créditos fazem a transição do mundo de fantasia onde esteve nas últimas duas horas para a porra da realidade do banheiro lotado, estacionamento caro, trânsito do inferno. Mesmo assistindo em casa, é legal ter um tempinho antes das propagandas irritantemente repetidas das tvs a cabo cada vez mais mediocres.  
Caso à parte é a inserção de cenas de bastidores ou relacionadas aos filmes durante ou após os créditos. Outros são super bem bem feitos, com uma arte lindíssima. Um charme!
Se você sai correndo sem aproveitar nadica deste momento, não é cinéfilo. E veja abaixo quanta coisa legal já perdeu

A Marvel tem como tradição incluir cenas com dicas de personagens de filmes futuros. Em Homem de Ferro, aparece um personagem (Nick Fury), da sequência Homem de Ferro 2. Aqui, a pista foi para outro herói que protagonizaria a franquia seguinte, Thor.


Também da Marvel, X-Men Origens: Wolverine tem duas cenas: uma com o herói em um bar, no Japão, e outra com o Deadpool.


 - No divertido Zumbilândia, há no finalzinho, nova cena da morte de Bill Murray - interpretando ele mesmo.E no mediano Percy Jackson e O Ladrão de Raios, aparece o padrasto e o refrigerador.
Das mais hilárias, é o finalzinho de  Apertem os Cintos, O Piloto Sumiu, comédia noonsense da década de 80. Após os créditos, o público (os espertos que ficam até o finalzinho) vêm um estúpido passageiro do taxi dirigido pelo protagonista - que embarca no voo e ainda pousa o avião - ainda esperando o cara voltar.    





Um que vale cada minuto do pós filme, é o longa dOs Simpsons. São várias as interações: senhor Burns mandando Smithers se matar, Tom Hanks mandando o mundo deixar ele em paz, os Simpsons comentando. Tem até o hino da França (wtf?!, pois é). No finaliznho, ainda rola o funcionário do cinema faxinando e reclamando de ter feito faculdade de cinema!




No queridíssimo Harry Potter, foi na Câmara Secreta, de 2002, que o fim dos créditos guardava supresa.  Voltamos lá para o Beco Diagonal, onde há um cartaz com o picareta professor Gilderoy Lockhart, desmemoriado. Pouca gente viu...

.


Mais conhecido é o extra de Curtindo a Vida Adoidado. Quem nunca viu o pilantra Ferris Bueller mandando o povo para casa: "O que vocês ainda estão fazendo aí? Vão para casa!”. Moleque folgado...




Em Dois Velhos Rabugentos, deliciosa comédia com a melhor dupla do cinema ever: Jack Lemmon e Walter Matthau, além do treinador mau humorado do Rocky, Burgess Meredith, você vem os hilários erros de gravação
 


Erros de gravação são sempre legais. Em animações, então funcionam cinicamente bem. Acontece em Vida de Inseto e Mostros S.A. 



Bem legal também são os karaokês do fim de Shrek I e II.
Neste, ainda são apresentados os dragondunkeys, filhos do meu preferido, o Burro.






Um dos mais significativos pós finale é do Enigma da Pirâmide,de 1985, uma aventura do jovem Sherlock Holmes, muito boa, aliás. Durante todo o crédito, vemos um cena de trajeto de um personagem, ao fundo.Vale esperar até o finalzinho para ser surpreendido por uma grande sacada do filme sobre a mitologia do personagem.



A versão atual do clássico detetive, Sherlock Holmes tem um daqueles trabalhados super bem feitos de arte.





Finalizando, outro que gosto muito, de Kill Bill 2.



E aí, não tenho razão?
Veja mais neste site que serviu de fonte para o post: Moviestinger

4 comentários:

  1. Olá, Ka!

    Também sou daqueles que gostam de ver os créditos até o final - especialmente no cinema, quando há esperanças de que haverá cenas adicionais depois deles. Felizmente, os cinemas estão mais "educados" e mantêm as luzes apagadas.

    Mas, há casos em que é necessária muita paciência. No "Capitão América", por exemplo, o trailler dos "Vingadores" só aparece no final de todos os créditos. Mesmo assim, vale a pena.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu só vejo os créditos quando a música é bonita, mas já faz tempo que vou até o final ver se tem alguma cena, já descobri muita coisa legal, a do HP por exemplo, fiquei tão feliz quando encontrei na época que vi o DVD.
    Obs: No filme Constantine, o personagem de Keanu revê o rapaz interpretado por Shia na forma de um anjo.

    KA, We Heart It é um site super legal cheio de imagens lindas, fofas, adoráveis etc. Adoro fuçar o site, embora não tenha cadastro lá!

    http://weheartit.com/

    ResponderExcluir
  3. EStou louca para ver o Capitão América, Adelson. E os Vingadores, então...do jeito que os filmes da Marvel têm sido ótimos, é gigante a expectativa com esta reunião de heróis. Bem que podiam fazer a Liga da Justiça, né...Mas a DC é tão lerda...

    Sara, obrigada! tava meio perdida. Eu to ficando velhinha para acompanhar tantas coisas legais que têm na net...
    Ótima informação esta de Constantine. Não sabia.

    Agradeço a visita de vcs!
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Quando li esse post me veio mesmo à cabeça Constantine. Tanto tempo vendo o filme e ignorando os créditos (como sempre) que quando resolvi assistir e vi essa cena tomei um susto. Até hoje minha mãe não viu, haha.

    ResponderExcluir