Pesquisar

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Guns´n fucking books

Continuando com a semana Guns N´Roses, homenagem aos 50 anos do lendário sexy thing Axl Rose, sugestões de leituras para fãs ou interessados em geral.
Que eu saiba, são os únicos títulos com edição nacional - além da biografia de Slash. Se souber de outro, please, me conta.

Reckless Road - Guns N´Roses - E o Making Of do Álbum Appetite for Destruction (Marc Canter)

Crônica do início da carreira, narrada por um amigo que acompanhou de perto toda a história. Tem depoimentos dos integrantes, de produtores, amigos, streapers...inclusive a da mocinha que gravou os ruidos sexuais autênticos para Rocket Queen, em pleno estúdio, com a própria lenda, mister Rose.
E tem histórias interessantíssimas e hilárias: uma delas sobre uma batida policial na casa dos caras, por reclamaçao de barulho dos vizinhos.
Narra ainda os shows do começo da banda.  
Também é muito bacana a reprodução das originais filipetas de show, ingressos, canhotos, listas de músicas de palco, recortes de matérias da imprensa e letras de música escritas à mão e um zilhão de fotos históricas. Se é fá, vc tem que ter isto.
Sobre o autor, Marc Canter
 "Marc é meu melhor amigo; e um dos únicos amigos com presença constante em minha vida. Na verdade, não existe pessoa melhor para lançar qualquer material que tenha a ver com a reunião e história do Guns N´Roses, quando se trata dos bastidores." - Slash 
"Quando o Guns N´Roses foi formado, Marc se tornou uma espécie de sexto cara na banda. Ele sempre estava por ali e tinha acesso ilimitado, principalmente no início. Ele acreditou em nós desde o início e tinha uma visão muito mais ampla das possibilidades da banda que nós. Documentou, infatigavelmente, toda a coisa." - Duff McKagan

Guns N´Roses - A banda que o tempo esqueceu (Paul Stenning)
 
O subtítulo é estúpido, mas o livro vale tem outro espírito, exalta bastante a banda, baba no ovo do Axl, como eu... Conta a trajetória do Guns até meados dos anos 2000, com um adendo no fim para a atualizar sobre o lançamento de Chinese Democracy, e as novas formações, até a entrada de DJ Ashba na guitarra em 2010.
Tem entrevistas, histórias e casos interessantes e até tragicômicos, como um episódio em que Duff estava tão doido que começou fantasiar que Steven Adler tinha sido pego por traficantes. Desesperado, o baixista sai na rua intimando velhinhos à procuda do ex-baterista, até invadir uma casa e revirá-la toda - com um casal de idosos dentro! - até se tocar do ridículo...
Bem interessante é a intepretação que Stenning faz das letras de Axl, inclusie de algumas do Chinese que já estavam sendo tocadas mesmo antes do lançamento do disco. Em termos de vida pessoal, a mais abordada é do vocalista também, com um histórico da infância e adolescência e de toda violência doméstica que sofreu. Da para entender um pouco mais do que deve se passar na cabeça do ruivo e seu espírito get in the ring!

Nenhum comentário:

Postar um comentário