Pesquisar

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Sempre ao Seu Lado

Aproveito a estreia do filme no Telecine para revisar um post do ano passado, do blog pessoal.

Cachorro é mesmo tudo de bom. E quando une-se a um maravilhoso ator e uma história real que mais parece um conto de Dickens, nada pode dar errado.
Produzido e estrelado por Richard Gere – que cada dia está mais charmoso – tem o ar do bem que o ator imprime a tudo que faz. A história é uma ode à amizade e a lealdade que só um cão é capaz de personificar e dar veracidade. O cão, aliás, e como geralmente ocorre, rouba a cena, mesmo de Gere. E o olhar e a expressividade do ator canino são uma lição para tantos canastras por aí.
Com sensibilidade equilibrada nas interpretações e no roteiro, Sempre ao Seu Lado em nenhum momento é piegas. O tom leva ao drama, o que seria impossível evitar dada à história (que é real), mas sem cafonice.
O resultado é um daqueles filmes que te causam uma experiência. E bem uma das que justificam a existência da sétima arte.  Porque o cinema, mais do que impressionar, discutir ou criar ídolos, deve encantar ao contar uma história, seja real ou não.

Agora, confesso: fiquei sem ar no cinema. Eu queria chorar de soluçar…


Sempre ao Seu Lado é a adaptação de um famoso conto japonês sobre um cão da raça Akita, chamado Hachiko. Este conto tornou-se símbolo da fidelidade para o povo japonês. ”Hachi”, acompanha seu mestre Parker (Richard Gere), um professor universitário, até a estação de trem toda manhã para vê-lo sair e depois retorna à estação todas as tardes para saudá-lo ao final do seu dia. A natureza emocionalmente complexa do que se revela quando sua rotina descomplicada se interrompe é o que faz da história de Hachi um conto contemporâneo; a devoção fiel de um cão ao seu dono expõe o grande poder do amor e como o mais simples dos atos pode se transformar no maior gesto de todos.
Sinopse da UOL

3 comentários:

  1. estou com o filme em casa, mas ainda não tive cabeça para assistir... já sei que é de chorar, mas não sei se me faria bem na minha atual situação rs...

    em breve assistirei e volto para comentar aqui <3

    ResponderExcluir
  2. É de chorar mesmo, Dan. Vale cada lágrima, mas guarde-o para um momento apropriado. Assim, vai aproveitar melhor a choradeira, hehehe.
    Mas, sério: é tão lindo que a gente fica com a sensação que o destino criou esta história só para virar cinema, mesmo.
    Bj e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Um bom Natal junto dos familiares e amigos e um ano novo cheio de esperança.
    Beijinho
    Anad

    ResponderExcluir