Pesquisar

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Smallville e o que eu queria

Abandonada por mim há uns dois, três anos, Smallville voltou ao meu menu de séries por ter sua última temporada. Sem grandes expectativas - depois do trauma de Lost - fui conferir por diversão, além de um grande carinho que tenho pelo personagem (falo disto em outro post).
Diversão foi o que Smallville sempre foi. Apesar dos altos e baixos, enrolação em alguns pontos (não me conformo como demoraram tanto pra tirar a mala da Lana da série), algumas estórias fracas, a série nunca fugiu do que se propunha: uma estória de super heróis, com os ingredientes que nelas existem.
Atacada por quase tudo e todos, sobreviveu por 10 temporadas. E está se despedindo de uma forma honrosa. E muito divertida. Afinal, ver Clark e Lois juntos, além de constantes referências ao filme de 1978, para um fã da vida cinematográfica do herói, é mais do que se podia esperar...

O ápice do meu entusiasmo aconteceu no quarto episódio da temporada, o 200º da série. Em Homecoming tivemos o gostinho de ver Clark e Lois casados, no Daily Planet, como nos bons tempos futuros.
aqui um apêndice: Lois e Clark são e sempre serão meu casal preferido entre toda a eternidade e bem antes dos shippers virarem moda.
Erica Durance - que, aliás, é ótima - é uma Lois perfeita e combina com Tom como poucas. (xô Lana) 
Mas teve gostinho do super voando...E para quem é fã do filme, um presente: Clark salva Lois de um acidente de helicóptero, no heliporto do jornal, o que acontece na obra de 78, com Christopher Reeve materializando como nunca mais acontecerá, o personagem e se tornando o eterno Superman.
- mais um aposto: defendo Tom Welling, o coitado que foi massacrado desde que citaram seu nome para o papel. Há que se considerar que ninguém, ever, será tão perfeito como Reeve, então não devemos nem tentar comparar qualquer ator que assuma a tarefa de ser Kal-El. É covardia. Além disto, Tom pode não ser um ótimo ator, mas ele tem compaixão no olhar, algo que é imprescindível para Clark Kent.

Ainda na revisão ou saudação do filme, tivemos a gravação de Jor-El e a esposa, em um discurso bem parecido ao que vemos em 1978. (ainda vou contar o porque da minha obsessão por este filme)
E em meio a episódios mais ou menos empolgantes, que existiram sim, tem a leitura bem atual por meio da Lei Geral da Comunicação - ops, sorry, quase confundi - do Ato de Registro dos Vigilantes, sobre liberdade de expressão e cerceamentos dos direitos individuais em nome de uma "causa" levada as piores consequências por xiitas neuróticos sem preparação para o poder(epi 08).

Enfim, a 10º temporada tem sido, de toda a série - do que assisti, ao menos - a mais link com o super que eu conheci. E está trazendo as conclusôes que esperamos: Clark vai ser Superman, vai voar, vai ser o herói. Tudo ao lado de Lois.
E o legal é isto mesmo. Em vez de inventar moda ou desviar do caminho, temos tido o que queremos. Eu, ao menos.

Um comentário:

  1. Oi, Ka!

    Parabéns pelo texto! Ótimo de ser ler.

    Faço parte do pequeno grupo de pessoas que acompanham Smallville desde sua primeira temporada e não se envergonham disso! risos

    Sempre gostei do seriado, mas reconheço seus altos e baixos. Houve momentos em que implorei para que fosse a última temporada do seriado, mas Smallville resistia.

    Finalmente, na 10ª temporada estão sendo explorados todos os fatos que não poderiam ser mostrados antes. Isso deu um impulso enorme ao seriado, o que o tornou uma grande diversão. Ainda há momentos de fraqueza, mas no geral está me agradando muito.

    Quanto à Erica Durance, engrosso o coro: ela é uma das melhores atrizes hoje no seriado, especialmente depois que tantos bons atores se foram. Quanto a Tom Welling, eu noto certo cansaço com o papel. Afinal, 10 anos interpretando o mesmo personagem deve cansar qualquer um. Noto diferença quando ele pode inovar - como quando foi Clark Luthor, por exemplo.

    Enfim: vamos curtir a última temporada! E torcer para que nenhum maluco decida voltar atrás nessa decisão e continuar o seriado.

    Um abraço!

    Adelson (TD Séries)

    ResponderExcluir