Pesquisar

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O megapop Encantador de Cães

Em entrevista por e-mail ao PopCorner, Cesar Millan, criador e apresentador do Encantador de Cães, falou sobre o show e os planos futuros.

O mais famoso profissional de psicologia canina, não é somente um especialista em reabilitar cães e treinar pessoas, como gosta de definir, mas também uma celebridade carismática que cativa uma audiência formada até mesmo por quem não tem e nem pensa em ter cães.
Cesar Millan é conhecido no Brasil pelo programa O Encantador de Cães, exibido no Animal Planet e por seus livros. Originalmente produzido e veiculado pelo National Geographic Channel, o Dog Whisperer estreou recentemente a sétima temporada no EUA. Lá e nos 80 países onde o show é apresentado, Millan se tornou uma referência em comportamento animal, com status de celebridade. O cara é mesmo uma figura simpática e cada vez mais emblemática no tema.
Até South Park já o reverenciou com um episódio onde, acreditem, não foi ridicularizado em nenhum momento. Fato raro para a animação que não poupa ninguém nm após a morte.
Em "Tsst" (10º temporada, epi 7), Millan trata - com sucesso - de Cartman, o garoto mais endemoniado da turma. É bastante hilário.
Além de South Park, Cesar foi visto já em Ghost Whisperer (2ª temporada, episódio 18), onde cuida de um cão fantasminha e em Bones (em 2008). No cinema, foi ele mesmo em Beethoven's Big Break (2008) e  em The Back-Up Plan (2010). Recentemente esteve na 10º temporada de O Aprendiz. É ou não celebridade?

O bacana deste fenômeno é que Cesar sabe o que faz e realmente contribui para o bem estar animal. Desmistificando tabus como o de que a eutanásia é a única saída para cães agressivos, o Encantador de Cães ajuda a quebrar preconceitos e incentiva a melhora de qualidade de vida dos animais com exemplos de grande credibilidade garantida pelo formato do programa, que inclui feedbacks dos proprietários dos cães após a consulta e não esconde quando foi necessário nova ação de Cesar ou até mesmo quando o apresentador chama para si a responsabilidade, levando o cão para seu Centro de Psicologia Canina, em Los Angeles, até a total reabilitação do cão ou o mantendo sob seus cuidados indefinidamente. Fca claro que não há milagres, mas sem dúvida o método de Cesar consegue grandes avanços se praticados com a disciplina que prega seu criador.
Os casos são selecionados por meio de várias fontes, incluindo o website, CesarsWay.com, onde chovem solicitações para consultas. Com visão estratégica para criar um programa viável, televisamente falando, existem certos critérios. O cão deve ser problemático e deve ser possível mostrar seu mau comportamento no vídeo, sem colocar o cão ou seres humanos em risco. Também buscam pessoas que se comprometam em seguir as recomendações e que sejam interessantes, explica Cesar. "Para a nova temporada, procuramos histórias diferentes ou peculiares. Recentemente filmamos com um astronauta da NASA que estava tendo problemas com seu cão", conta. "Acho que o show foi bem sucedido porque traz esperança e inspira as pessoas", completa o Encantador de Cães.
História de vida
Inspiradora também é a história de vida de Cesar, contada no começo de seu primeiro best seller, O Encantador de Cãe, e que já foi cogitada para se transformar em série de TV. Observador do comportamento animal, canino em especial, desde criança, o mexicano sonhava se tornar treinador de cães de filmes.
Atravessou a fronteira ilegalmente. Com pouco dinheiro, chegou a dormir nas ruas. Contratado para trabalhar em um pet shop em San Diego, logo se destacou pela habilidade de lidar com cães difíceis. Seguiu-se então uma rápida ascensão que o levou a ser constantemente chamado para consultorias. Clientes chaves surgiram e seu talento passou a encantar figurões de Hollywood como Oprah Winfrey, Will Smith e Jada Pinkett Smith - casal, aliás, muito amigo e que o ajudou bastante - Denise Richards, Nicolas Cage e Scarlett Johansson. Dalí para o programa onde compartiha sua filosofia de restaurar o equilíbrio mental de nossos cães foi um pulo.
Para alcançar o estrelato, Millan contou, além de seu próprio carisma, com a ajudinha de um parceiro de cena igualmente encantador, o pitbull Daddy, falecido recentemente aos 16 anos. Será difícil substituir o simpático cão, que se transformou em um símbolo da luta contra o preconceito aos cães da raça. Em sua  homenagem, Cesar criou a Daddy´s Emergency Animal Rescue Fund, que irá ajudar cães vítimas de desastres naturais e vítimas de abuso e violência.  
Mas vida que segue. E Cesar mantém uma carreira agitada e repleta de planos. Em seu novo livro Cesar´s Rules (Regras de Cesar), trara especificamente a formação. Além de estrar a 7 ª temporada de Dog Whisperer, esteve no Canadá fazendo seminários. "Tenho muitos planos para novos shows, novos livros, e gostaria de levar os seminários  para o mundo todo. Gostaria de criar centros de psicologia canina em todo o mundo e ajudar as pessoas a ser tornarem "encantadores de cães" e a levar para as empresas o conceito de energia calma e assertiva", planeja. 
Infelizmente para os cachorreiros brasileiros, Millan informa ainda não ter plano imediato para filmar no Brasil, mas deixa um recado: "Espero visitar o país um dia. Lembrem-se de entender a psicologia do cão e satisfazer as necessidades dele em primeiro lugar. Seja o líder da matilha com energia calma e firme, estabeleça regras e limites e sempre permita ao seu cão exercitar-se, completando o treinamento com disciplina e afeto".

A outra parte da entrevista é voltada a suas técnicas e ao relacionamento entre cães e pessoas. Será publicada posteriormente na revista Ta na Mão e linkada em meu outro blog, em breve.
Agradeço a atenção de Cesar e sua equipe.


Em South Park

Videos tu.tv

2 comentários:

  1. Esse cara é demais mesmo, merecidíssima a matéria.
    Vi esse episódio de Bones que ele aparece recentemente no box da quarta temporada (para quem quiser ver é o terceiro episódio), mas infelizmente no episódio o cachorro não tem um final muito legal, oque deixa triste até a racional e que não costuma demonstrar sentimentos, Dra. Brennan (Bones).

    Bjs

    Ricardo Braga

    ResponderExcluir
  2. Que bacana você conseguir a entrevista com o Cesar!
    Tenho grande admiração pelo seu trabalho. Ele é uma pessoa iluminada. Aprendi muito com ele!
    Beijos.

    ResponderExcluir