Pesquisar

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Glee e o dom de saber contar estórias

Saber despertar da emoção sem fazer dela um aparato pra desviar atenção de uma trama mal contada ou de outras falhas de produção não é para qualquer um e a equipe de Glee tem provado que não usa da emotividade da audiência à toa.
Temas delicados e atuais fazem da série uma das maiores divulgadoras da filosofia de tolerância (para todos). E são tratados com a delicadeza e seriedade. O centro desta primeira parte de temporada, que vem enfocando Kurt e o bullying teve o ápice no episódio Furt (s2e8). Um dos memoráveis da série até aqui, teve uma carga emocional tão forte, que foi difícil não chorar e gostar ainda mais de Kurt, um personagem bem humano, totalmente verossímil, com defeitos, mas tão cativantemente corajoso, que não suportou o assédio do machão enrustido que fez da sua vida um inferno.
Isto com um fundo bem criado; o casamento do pai, a (finalmente) aceitação de Finn. Envolvendo o elenco todo na defesa de Kurt, inclusive a vilã(que não é tão vilã assim) Sue Silvester, além de mostrar a verdadeira face da incapacidade de ações concretas, o episódio ainda deixou no ar a influência do assédio na formação de persoanldiade das vítimas. Se Sue se transformou em um conjunto de artilharia e defesa humana, também se distanciou das pessoas ao ponto de prmover um casamento com si mesma. Foi uma metáfora muito bem sacada para o resultado do que ela sofreu. E teve a questão materna...
Uma trama assim que ainda consegue fazer rir (com Britany dormindo no casamento) e embrulhada por performances super inspiradas realmente, não é para qualquer um fazer não...

Me apaixono por Glee cada dia mais. Série despretenciosa, que tem sido tanto mais do que imaginamos! 


O casamento mais fofo do mundo...




E o que nos espera no próximo!

Um comentário:

  1. Olá, Ka!

    Demorou para eu começar a assistir Glee. Só comecei depois de muita insistência de uma amiga. Parece até minha história com Fringe, que só assisti graças às suas recomendações. Mas, Glee é hoje um dos seriados que mais me divertem. "Despretensioso", como você bem citou, é o que define o seriado.

    Este episódio sobre Kurt foi mesmo especial. É triste ver a situação do personagem - especialmente quando pensamos que isso não é longe do que acontece no mundo real. E a entrada do casamento foi um momento memorável! Até imagino o quanto isso inspirará casamentos reais pelo mundo afora.

    Um abraço e parabéns pelo ótimo texto - como sempre!

    Adelson (TD Séries)

    ResponderExcluir