Pesquisar

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Inesquecível Roger Rabbit

Foi uma daquelas inspirações que nem com toda a tecnologia da galáxia poderá ser igualada. Visto hoje, Uma cilada para Roger Rabbit tem seus efeitos de mix de animação com live action minizados pela evolução anosluz dos recursos que hoje fazem dos personagens virtuais como Gollum de LOTR algo corriqueiro - que o diga Avatar.
Mas quem se importa? O revolucionário, para a época, filme tem no seu conceito o maior encanto. A grande sacada não foi apenas unir desenho com atores, mas fazer com que o mundo dos desenhos animados se tornasse real e co-existente como o da nossa humanidade sem graça. Esta é a grande diferença. Enquanto em Scooby-Doo, Garfield e Alvin e os Esquilos não vemos os personagens como cartoons, em RR vemos um mundo onde Mickey e Pato Donald estão vivos entre os humanos e fazem parte da sociedade, como George Clooney e Julia Roberts !
A fórmula foi revisada em Space Jam e Looney Tunes: De Volta a Ação, que são bacanas, mas também não têm outro componente único de RR, onde foi feita uma reunião histórica de personagens.de Disney e Warner, além de outros estúdios. Em uma das cenas memoráveis, dois patos icônicos duelam no piano: Patolino e Pato Donald se acabam enquanto Betty Boop serve mesas! 

Uma Cilada para Roger Rabbit é de 1988 e foi dirigido por Robert Zemeckis e produzido por Steven Spielberg (só faltou George Lucas para completar a santíssima trindade do cinema pop).E estória se passa em 1947, com o detetive humano Eddie Valiant tentando desvendar a tal cilada que armaram para o coelho Roger Rabbit.

Personagens que passam pelo longa: 
Da Disney:  Mickey, Pato Donald, Pateta, Pluto, Huguinho, Zezinho e Luizinho,  Tico e Teco, Lobo Mau, Os Três Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho, Dumbo, os corvos , Senhora Jumbo,Bambi, Feline, Tambor, Sininho, etc.
Warner Bros: Pernalonga, Patolino, Gaguinho, Piu-Piu, Frajola, Marco Antônio, o cachorro, Sam, o cão pastor, etc.
MGM: Droopy, Spike, George e Júnior, Leão de "Slap Happy Lion", Polvo de "Half-Pint Pygmy", etc. Paramount Pictures / Fleischer / Famous Studios: Betty Boop, Koko o Palhaço, Joker.
Universal Studios / Walter Lantz Productions: Pica-Pau, Leôncio, Andy Panda, Papa Panda e Picolino (mencionado).
20th Century Fox / Terrytoons: Heckle and Jeckle
King Features Syndicate / Pat Sullivan: Gato Felix

Há alguns meses sairam notas na mídia falando sobre uma provavel continuação do filme. Como muita coisa acaba sendo só boato e nunca ocorre, não da para garantir. Veremos...

O grande encontro do século: Pato Donald e Patolino

Um comentário:

  1. Até hoje considero um dos melhores filmes de todos, puta sacada fenomenal.
    Acho que uma sequência teria que ser muito bem pensada para não "manchar" o primeiro filme.
    Mas que seria legal uma inclusão de personagens de desenhos atuais dos estúdios ahhhh seria.

    Ricardo Braga
    Equipe ToonSeries

    ResponderExcluir